PASTOR |
A segunda ressurreição
A primeira ressurreição é o âmago da
mais elevada esperança dos cristãos
É de suprema importância que o leitor faça parte da primeira
ressurreição, porque quem não participar da primeira obrigatoriamente o fará da
segunda.
E na segunda, quem escapará do lago de fogo?
Da segunda ressurreição participarão todos os mortos que não
participaram da primeira ressurreição, conforme está determinado e o apóstolo
João registrou:
"Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé
diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida,
foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que
se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o
além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo
as suas obras." Apocalipse 20.12,13
Enquanto a primeira ressurreição acontece em diversos períodos, a
segunda acontece de uma só vez, após o Milênio. O que nos causa profunda
tristeza é sabermos que muitos que hoje rejeitam a obediência à Palavra de
Deus, e que ainda podem participar da primeira ressurreição, irão mesmo
participar é da segunda!
Sobre a ressurreição dos mortos lemos pela primeira vez no Antigo
Testamento o que disse o profeta Isaías: "Os vossos mortos e também o meu
cadáver viverão e ressuscitarão..." (Isaías 26.19). Já o profeta Daniel
escreveu: "Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a
vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno" (Daniel 12.2).
A palavra "ressurreição" está escrita no Novo Testamento
por mais de quarenta vezes, e somente é utilizada para descrever a verdadeira
ressurreição do corpo físico.
O Espírito Santo fala da primeira ressurreição para distingui-la
da segunda. A primeira ressurreição é o âmago da mais elevada esperança dos
cristãos.
Todas as recompensas, todas as honras, todos os títulos de
dignidade que são prometidos aos santos e vencedores serão concedidos por
ocasião da primeira ressurreição. Mas quem terá parte na primeira ressurreição?
Vejamos:
1) Os "bem-aventurados e santos"- aqueles que já eram,
em sua existência terrena, bem-aventurados na esperança da glória e
santificados de uma só vez, por intermédio do Senhor Jesus Cristo.
2) Os que creram - estes ressuscitaram e ressuscitarão nos
diversos períodos até ao Milênio. Já vimos que:"...assim como, em Adão,
todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. Cada um, porém,
por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na
sua vinda" (1 Coríntios 15.22,23).
A ressurreição começa com o Senhor Jesus vencendo a morte; depois
seguem aqueles que Lhe pertencem, quando Ele voltar, mas é interessante
notarmos o que aconteceu logo após a ressurreição do nosso Senhor:
"Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto
a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas; abriram-se os sepulcros, e
muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram; e, saindo dos sepulcros
depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a
muitos." Mateus 27.51-53
Se está dito que "muitos corpos de santos" ressuscitaram
dos sepulcros, significa dizer que então houve uma seleção, ou uma escolha,
pois não foram todos ressuscitados. E por que isto?
Paulo também disse: "para, de algum modo, alcançar a
ressurreição dentre os mortos" (Filipenses 3.11). Mas por que o apóstolo
disse "de algum modo"? Cremos que isto se dá com pessoas
especialmente santificadas, as quais, de algum modo, agradaram muito mais a
Deus.
É o caso de Enoque, por exemplo. O texto sagrado diz: "Andou
Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si" (Gênesis 5.24).
Como poderíamos qualificar o caráter de Enoque, para que Deus o pudesse tomar
para Si? De uma coisa temos certeza: O seu coração era perfeito para com Deus!
Os que já ressuscitaram não precisarão esperar pelo arrebatamento,
porque já tiveram o alto privilégio de poderem se revestir do corpo de glória
imediatamente após o seu falecimento.
O próprio apóstolo Paulo se esforçou para chegar à ressurreição
dentre os mortos; por isso ele considerou tudo como refugo, para ganhar a
Cristo, sim, ele prosseguiu para este alvo. Portanto, sigamos o seu conselho a
Tito:
"Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os
homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas,
vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a
bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador
Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda
iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de
boas obras." Tito 2.11-14
3) Os mortos em Cristo que ainda estarão nos seus túmulos por
ocasião do arrebatamento, conforme está escrito: "Porquanto o Senhor
mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a
trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão
primeiro". (1 Tessalonicenses 4.16).
4) A grande multidão que ninguém pode enumerar, conforme
Apocalipse 7.9-14. E ainda: "...as almas dos decapitados por causa do
testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus...".
(Apocalipse 20.4).
Estes são os mártires que vêm da Grande Tribulação. Eles lavaram
as suas vestiduras no sangue do Cordeiro e têm parte na primeira ressurreição.
5) As duas testemunhas (Apocalipse 11.7-12).
6) Os cento e quarenta e quatro mil selados dos filhos de Israel
(Apocalipse 7.4). E "...tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco
a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão..." (Apocalipse
20.4).
A estes o Senhor diz diretamente: "(Eis que venho como vem o
ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não
ande nu, e não se veja a sua vergonha.)" (Apocalipse 16.15).
Concluindo, verificamos que a primeira ressurreição não é algo
único e completo em si mesmo, como a segunda ressurreição, mas consiste em
diferentes ressurreições e arrebatamentos, começando com do Senhor Jesus Cristo
e terminando com o tempo da derrota do anticristo e dos seus exércitos.
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