...........................................

.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

EDIÇÃO 502 JUSTIÇA DE DEUS

o
pastor 

    "Justiça significa dar a cada um o que merece."
o     
o     A justiça de Deus é a retidão de sua natureza, aquilo pelo qual faz o que é reto e de igual medida. (Pv 24.12 "E não pagará ele ao homem segundo as suas obras?")
o    Deus é um juiz imparcial. Ele julga a causa.
o     
o    Os homens geralmente julgam a pessoa, mas não a causa. Isso não é justiça, mas malícia. (Gn 18.21"Descerei e verei se, de fato, o que têm praticado corresponde a esse clamor que é vindo até mim"). Quando o Senhor está diante de um ato punitivo, pesa as coisas na balança, não pune de qualquer maneira; não age desordenadamente, mas de maneira lógica contra os ofensores. Em relação à justiça de Deus, devo apresentar as seis seguintes posições:

a. A justiça de Deus é santa
Deus só pode ser justo. Sua santidade é a causa de sua justiça. A santidade não permitirá que faça outra coisa senão o que é justo.

b. A justiça de Deus é o padrão de justiça
A vontade de Deus é a suprema regra de justiça; é o padrão de eqüidade. Sua vontade é sábia e boa. Deus deseja somente o que é justo e, portanto, é justo porque deseja ser.

c. A justiça é natural ao ser de Deus
Deus faz justiça voluntariamente. A justiça flui de sua natureza. Os homens podem agir injustamente, pois são forçados ou subornados.

A vontade de Deus nunca será subornada, por causa de sua justiça. Não pode ser forçado, por causa de seu poder. Ele pratica a justiça por amor à justiça: "Amas a justiça" (SI 45.7).

d. A justiça de Deus é perfeita
A justiça é a perfeição da natureza divina. Aristóteles disse: "A justiça engloba em si todas as virtudes". Dizer que Deus é justo é dizer que é tudo o que há de excelente: as perfeições se encontram nele como linhas convergem para um centro. Ele não é somente justo, mas a própria justiça.

e. A justiça de Deus é exata
Deus nunca cometeu nem nunca cometerá o mínimo erro em relação às suas criaturas. A justiça de Deus já foi distorcida, mas nunca distorceu. Deus não segue de acordo com o rigor da lei, ele alivia sua severidade. Pode infligir penas mais pesadas do que impõe: (Ed 9.13"E depois de tudo o que nos tem sucedido por causa das nossas más obras, e da nossa grande culpa, porquanto tu, ó nosso Deus, impediste que fôssemos destruídos, por causa da nossa iniqüidade, "). As misericórdias para conosco são mais do que merecemos, e nossas punições são menos do que merecemos.

A justiça de Deus é definitiva

A justiça de Deus é tal que não é apropriado para qualquer homem ou anjo censurá-lo ou exigir uma razão por suas ações.

o    Deus não tem só a autoridade do seu lado, mas a eqüidade. (Is 28.17"Farei do juízo a régua e da justiça, o prumo"). 
E algo inferior a ele, dar razão para nós de seus procedimentos. Qual destes dois é mais apropriado prevalecer, a justiça de Deus ou a razão humana? (Rm 9.20 "Quem és tu. ó homem, para discutires com Deus?!")
A linha de prumo de nossa razão é muito curta para compreender a profundidade da justiça de Deus. (Rm 11.33 "Quão insondáveis são os seus juízos"). 
Devemos adorar a justiça de Deus mesmo onde não vemos razão para tal.

LEIA em Lc 18:7 O Juiz iniquo,


Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oferta de amor. "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” II Co 9:7 Ofertar é um privilegio. Semeando qualquer valor que DEUS por em seu coração, você estará contribuindo com a expansão do Reino de Deus. Envie sua oferta (clicando aqui)