CONCUPISCÊNCIA
DOS OLHOS
A frase “concupiscência dos olhos” é encontrada em
1 João 2:15-17: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o
mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a
concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é
do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que
faz a vontade de Deus permanece para sempre...
“O que significa”
concupiscência dos olhos”?
Simplificando, a concupiscência dos olhos é o desejo de possuir o que vemos ou
para ter as coisas que têm apelo visual. Esta cobiça de dinheiro, bens ou
outras coisas materiais não é de Deus, mas do mundo que nos rodeia. João
enfatiza que essas coisas não duram, elas passarão. Em contraste, o Filho de
Deus é a eternidade garantida.
Os Dez Mandamentos abordou a concupiscência dos olhos em sua proibição contra a
cobiça. Êxodo 20:17 diz, “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não
cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu
boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.” Cobiça pode
incluir um desejo de ter pessoas, posses ou status.
Satanás usa a concupiscência dos olhos, como uma avenida da tentação. Parte
da razão de Eva ouvir a serpente no Jardim foi que ela olhou para o fruto
proibido e viu que era “agradável aos olhos” (Gênesis 3:6). Satanás usou uma
imagem visual para ajudar na tentação. Satanás tentou uma tática semelhante em
Jesus. Uma de suas tentações no deserto foi uma tentativa de fazer Jesus
cobiçar poder terreno. Satanás usou um visual que ele “mostrou-lhe todos
os reinos do mundo e a glória deles” ( Mateus 4:8 ). É claro que Jesus não
sucumbiu à concupiscência dos olhos, e Satanás foi derrotado (versículos 10 e
11).
Devemos seguir o exemplo de Jesus e, no poder do Espírito Santo, resistir à
concupiscência dos olhos. O mundo está cheio de “atrações visuais”, glamour e
ostentação. Materialismo acena com a promessa de felicidade e realização. Uma
sociedade saturada de mídia nos bombardeia com campanhas de publicidade que
poderia muito bem dizer: “Pegue isso!”
Nem tudo que reluz é ouro, e o filho de Deus sabe que a fama, fortuna
e elegância desaparecem rapidamente (Provérbios 23:5). Nosso foco não é mais o
novo produto ou última moda. Nosso objetivo não é manter as aparências ou nos
cercar com as armadilhas da reluzente magnificência. Em vez disso, nosso
objetivo é “conhecer a Cristo e o poder da sua ressurreição e a comunhão da
partilha dos seus sofrimentos” (Filipenses 3:10). Nossos olhos devem estar em
Jesus (Hebreus 12:2). Nossa visão é a eternidade,,,
Que O SENHOR DEUS TE ABENÇOE ...
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novamente a diferença entre o justo e o ímpio, entre os que servem a Deus e os
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