...........................................

.

terça-feira, 16 de julho de 2013

EDIÇÃO 498 O TRIGO X A PALHA


PASTOR
O profeta que teve um sonho, que conte o sonho; e aquele em quem está a minha palavra, que fale a minha palavra, com verdade. Que tem a palha com o trigo? — diz o SENHOR. Não é a minha palavra como fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiúça a penha?.” (Jr 23:28,29 )
O Trigo é o cereal usado para fazer o pão enquanto a palha é a capa dos cereais que é retirada deles quando são debulhados. O trigo era cultivado na Mesopotâmia (Gn 30.14).
O Egito era afamado pela produção de trigo. (E. 9.32 / At 27.6,38) Era um dos grandes recursos da terra prometida (Dt 8.8)
Os israelitas traziam as primícias do trigo ao Senhor. (Nm 18.12).
A irmã Rute colhia trigo quando encontrou o seu amado (Rt .23).
Gideão malhava trigo quando o Senhor o separa para livrar Israel dos Midianitas (Jz 6.11).
Jesus disse ao nosso irmão Pedro que Satanás queria peneira-lo como trigo (Lc 22.31).
O trigo representa o alimento espiritual, representa o pão da vida, Simboliza o cristão verdadeiro separado do joio e nesta passagem de Jeremias, representa a Palavra da verdade que é “Fogo e martelo que esmuiça a penha”.
O livro de Jó compara o ímpio como a palha que é levada pelo vento (Jó 21.18
Porque são como a palha diante do vento, e como a pragana, que arrebata o redemoinho.
A palha simboliza as obras mal feitas no reino de Deus (1 Co 3.12 ) Nesta passagem de Jeremias, a palha representa a palavra do homem em contraste à Palavra de Deus. Aponta para as palavras dos profetas falsos que diziam “Sonhei, Sonhei” e profetizavam o “Engano dos seus corações” (Jr 23.25,26).
Somente os verdadeiros cristãos conseguem distinguir a palha do trigo, porque o homem espiritual discerne bem todas as coisas e de ninguém é discernido (1 Co 2. 14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.  ).
É preciso que haja discernimento no meio do povo de Deus para que não aceitemos qualquer palavra, qualquer vento de doutrina, qualquer ensinamento de homem. “Que tem a palha com o trigo?” sejamos crentes Bereanos e analisemos as Escrituras (At 17.11 Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
Se a mensagem atinge apenas o intelecto, é palha e não trigo.
Se a canção anima apenas o corpo, é palha e não trigo.
Se a pregação faz chorar, mas não traz arrependimento, é palha e não trigo.
Se o louvor alegra a alma, mas não alegra o espírito, é palha e não trigo.
Se a profecia é vontade do homem é palha e não trigo, se o ensino é apenas didático ou intelectual, sem o poder de Deus, é palha e não trigo.
           
A palha não dá fruto, o trigo dá muito fruto (Jo 12.24 Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.  Um a trinta outro a sessenta e outro a cem por um (Mc 4.20 E os que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um a trinta, outro a sessenta, outro a cem, por um.  
A palha não tem valor, o trigo é de grande valor.
A palha não serve para alimento, o trigo alimenta a nossa alma (Jo 6.51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.  
A palha é a mentira, o trigo é a verdade, a palha seca, o trigo floresce, a palha é alimento dos bodes, o trigo é alimento das ovelhas, a palha é da terra, o trigo é do céu (Sl 105.40 Oraram, e ele fez vir codornizes, e os fartou de pão do céu.  , a palha é do homem, o trigo é de Deus. O Senhor está trabalhando em nosso meio:
“Ele tem a pá na sua mão, e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga.” (Lucas 3:17  Ele tem a pá na sua mão; e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga.
Filhos e filhas de Sião: O Senhor tem nos dado O TRIGO MAIS FINO (Sl 81.16) e o mel extraído da rocha. Os espirituais rejeitam a palha. “Uma comida temos para comer...”(Jo 4.32
Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.
Estamos acostumados a comer “trigo fino”, somos príncipes e princesas do Senhor. Nosso alimento é seleto, é o melhor. Coloquemos à prova os que se dizem apóstolos e não são, mas mentem.
 “Que tem a palha com o trigo?”
“E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR, vosso Deus, porque ele vos dará ensinador de justiça e fará descer a chuva, a temporã e a serôdia, no primeiro mês. E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de óleo.”(Jl 2.23,24)

Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua  oferta de amor. "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” II Co 9:7 Ofertar é um privilegio. Semeando qualquer valor que DEUS por em seu coração, você estará contribuindo com a expansão do Reino de Deus. Envie sua oferta (clicando aqui)