...........................................

.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

EDIÇÃO 511 OBEDIÊNCIA A DEUS


Deuteronómio 28.13
“E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se OBEDECERES aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir”.
   
A OBEDIÊNCIA é o princípio áureo que todo o cristão deve seguir. Sua importância é tão explícita que alguns a enfatizam mencionando que o “abc” do cristão é “obedecê”.   É o dever de todo cristão que dá ouvidos à voz de Deus (Ex 19.5; Dt 13.4). O sábio Salomão também deixou-nos a recomendação à obediência como finalidade da vivência cristã (Ec 12.13). 

Os servos de Deus, que assumem o novo compromisso de viver piamente em Cristo Jesus, devem trilhar o caminho da  OBEDIÊNCIA (Rm 1.5).
   Numa nova dimensão de vida, os crentes transformados e libertos do pecado submetem-se, em primeira instância a Deus, aos irmãos em Cristo, às autoridades eclesiais e políticas (Hb 13.17; Rm 13.1).

A desobediência de Adão foi a razão de nossa condenação, ao passo que a OBEDIÊNCIA de Cristo foi o motivo de nossa justificação (Rm 5.19).
   
Jesus Cristo foi o maior exemplo de OBEDIÊNCIA, pois cumpriu toda a justiça, aniquilando-se a Si mesmo para morrer na cruz (Mt 3.15; Fp 2.5-8).
   Portanto, os servos de Deus devem ser OBEDIENTES (I Pe 1.14) e não se conformar com as concupiscências mundanas. Os anjos de Deus também cumprem as ordens transmitidas pelo Pai (Sl 103.20).

A OBEDIÊNCIA aos mandamentos do Senhor se constitui num compromisso assumido de todo o coração, alma e entendimento. Não é uma responsabilidade que pode ser tomada como obrigação, mas como uma aliança de amor (Dt 11.13; Rm 6.17).

É por isso que  precisamos prestar OBEDIÊNCIA à Palavra de forma voluntária (Sl 18.44) e sem reservas (Js 22.2,3).

Tal OBEDIÊNCIA, constituída de atitudes sinceras,  está centrada em Deus que tudo vê, sonda e conhece. Vivamos, pois, de forma irrepreensível (Fp 2.12)!

Os OBEDIENTES receberão grandes bênçãos do Senhor, porque não se deram por esquecidos e atentaram para a Lei Perfeita da liberdade (Dt 11.27); Tg 1.25).

Os DESOBEDIENTES, por sua vez, serão punidos, devorados à espada e lançados fora da presença de Deus (Is 1.20; Sl 9.17). 

EXEMPLOS BÍBLICOS DE OBEDIÊNCIA:

   Noé-  fez a arca conforme tudo o que o Senhor lhe ordenou como fazer (Gn 6.22);
   Abraão- partiu para uma terra que não conhecia (Gn 12.14);
   Calebe- entrou na Terra Prometida porque perseverou em seguir ao Senhor (Nm 32.12);
   Rei  Asa- fez o que parecia reto aos olhos do Senhor e não se estribou dos Seus mandamentos (I Rs 15.11);
   Elias- escondeu-se junto ao ribeiro de Querite para receber o sustento do Senhor (I Rs 17.3-6);
   Ezequias- conduzia-se com prudência na presença do Senhor e de todo o povo (II Rs 18.6-7);
   Josias-  promoveu uma grande reforma religiosa em todo Judá porque estabeleceu uma renovação de compromisso de todo povo para eliminar o que estava errado e restaurar a celebração da Páscoa (II Rs 22.2; 23.1-25);
   Davi- sempre seguiu os conselhos dos profetas do Senhor, encorajou todo o povo a louvar a Deus e a seguir os princípios de uma vivência harmoniosa com a Lei do Senhor (At 13.22).
   Zorobabel- foi o primeiro a retornar a Jerusalém e a Judá com mais de 40.000 exilados (Ed 2.5465), foi o governador que se uniu ao povo para reconstruir o templo, sempre dando ouvidos aos profetas do Senhor (Ed 5.1-2; Ag 1.12);
   José- deu ouvidos à voz do anjo, recebeu a Maria como esposa e foi o pai adotivo de Jesus (Mt 1.24);
   Zacarias- homem justo que procurou se conduzir de forma irrepreensível diante do Senhor (Lc 1.6);
   Paulo- Atendeu prontamente à ordem do Senhor na estrada de Damasco para dar testemunho de Jesus a toda a comunidade judaica em  Jerusalém, à Igreja e aos gentios (At 22.10-22; 26.19). Realizou três viagens missionárias, fundou igrejas e escreveu diversas cartas,  as quais são utilizadas,  em nossos dias, para nossa edificação.

A obediência como marca do caráter cristão


   A fé adquirida se manifesta por  meio das obras que se constituem em OBEDIÊNCIA, manutenção da comunhão, promoção da santidade e crescimento espiritual (At 6.7; Rm 1.5). O crescimento da Igreja se deu porque resultou da OBEDIÊNCIA a Cristo, devido à atenção ao “ide e pregai o Evangelho a toda criatura”. O maior objetivo, a regra áurea que o novo discípulo precisa seguir é conduzir os desobedientes a Cristo.
   Em II Co 10.5, a palavra-chave OBEDIÊNCIA , “hupakoe” vem de “hupo”, sob e “akouo”, ouvir (Strong).“A palavra significa ouvir com atenção, escutar com atenção, escutar com submissão,  assentimento e concordância condescendentes. È usada em relação à obediência em geral, para a OBEDIÊNCIA aos mandamentos de Deus e para a obediência a Cristo.” (BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL, p.1.208).
   OBEDECER ao Evangelho é obedecer a Cristo e manter comunhão com Ele, vivendo em santidade, dizendo não ao pecado,  perseverar na fé convicto que a obediência aos mandamentos da justiça nos conduzirão à verdadeira vida (Rm 6.16).

glorificado seja o Senhor Deus a Ele todo Louvor