...........................................

.

sábado, 26 de abril de 2008

EDIÇÃO 135 O ARREPENDIMENTO


Nesse diagrama, a pessoa que se volta genuinamente para Cristo para a salvação deve ao mesmo tempo ser liberta do pecado ao qual está presa a fim de voltar-se para Cristo. Assim, nem o arrependimento nem a fé vêm primeiro; ELES DEVEM VIR JUNTOS. Eu falo de uma ”fé genuína” e de um “arrependimento confiante”. Não-cristão ARREPENDIMENTO + FE = CONVERSÃO
FÉ E ARREPENDIMENTO DEVEM VIR JUNTOS
Podemos definir o arrependimento da seguinte maneira: Arrependimento é a tristeza de coração pelo pecado, a renúncia ao pecado e o compromisso sincero de abandoná-lo e de andar em obediência a Cristo.
Conversão é a ação simples de voltar-se do pecado em arrependimento e voltar-se para Cristo em fé.Portanto, é claramente contrário à evidência do NOVO TESTAMENTO falar a respeito da possibilidade de haver verdadeira fé salvadora sem haver arrependimento verdadeiro do pecado. É também contrário ao NT falar a respeito da possibilidade de alguém aceitar Cristo “como Salvador” mas não “como Senhor”, se isso significa simplesmente depender dele para a salvação, mas sem o compromisso de abandonar o pecado e ser obediente a Cristo daquele ponto em diante.
A Escritura coloca o arrependimento e a fé juntos, como aspectos diferentes do mesmo ato de ir a Cristo para ser salvo. O que acontece não é que a pessoa primeiro se volta do pecado e em seguida confia em Cristo, ou primeiro confia em Cristo e a seguir se volta do pecado, mas que ambas as coisas ocorrem ao mesmo tempo. Quando nos voltamos para Cristo a fim de receber salvação de nossos pecados, estamos simultaneamente nos apartando dos pecados dos quais pedimos a Deus que nos salve. Se isso não fosse verdade, o abandono do pecado para voltar-nos para Cristo para sermos salvos dificilmente poderia ser a conversão genuína a ele ou confiança nele.
TANTO A FÉ COMO O ARREPENDIMENTO CONTINUAM PELA VIDA TODA
Embora tenhamos considerado a fé e o arrependimento iniciais os dois aspectos da conversão no começo da vida cristã, é importante perceber que a fé e o arrependimento não estão confinados à etapa inicial de nossa vida cristã. Antes tratam-se de atitudes do coração que permanecem ao longo de toda a nossa vida como cristãos. Jesus diz aos seus discípulos para orar diariamente:“Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores” (Mt 6.12), oração que, se autêntica, certamente envolverá tristeza diária pelo pecado e arrependimento genuíno. E o Cristo ressuscitado diz à igreja de Laodicéia: “Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se” (Ap 3.19; cf.2Co 7.10).
A fé, Paulo nos diz: “Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor” (lCo 13.13). Ele certamente quer dizer que esses três permanecem em todo o transcorrer de nossa vida, mas provavelmente também quer dizer que eles permanecem por toda a eternidade: se fé é a confiança em Deus para suprir nossas necessidades, então essa atitude nunca cessará, nem mesmo na era por vir. Mas, de qualquer forma, o ponto claramente enfatizado é o de que a fé continua no decorrer de toda esta vida. Paulo também diz: “A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gl 2.20).
Portanto, embora seja verdadeiro que a fé salvadora inicial e o arrependimento inicial ocorrem somente uma vez na vida, e quando ocorrem constituem a verdadeira conversão, as atitudes do coração de arrependimento e fé somente começam na conversão. Essas mesmas atitudes devem continuar no decorrer de toda nossa vida como cristãos. A cada dia deveria haver no coração o sentimento de arrependimento pelos pecados que cometemos e fé em Cristo para suprir nossas necessidades e capacitar-nos a viver a vida cristã.
QUEM DEVE ARREPENDER-SE?
1-
A Bíblia diz em Lucas 5:32 “Eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento.”
2-Que acompanha o arrependimento?
A Bíblia diz em Lucas 24:47 “E que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém.”
3-Como posso saber se pequei?
A Bíblia diz em Romanos 3:20 “Porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.” 4-Que devo fazer para ser salvo?
A Bíblia diz em Atos 2:38 “Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 16:31 “Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.”
5-O arrependimento é um dom de Deus?.
A Bíblia diz em Romanos 2:4 “Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?”
6-Como me sinto quando peco?
A Bíblia diz em Salmos 38:18 “Confesso a minha iniqüidade; entristeço-me por causa do meu pecado.”
7-Que traz o arrependimento?
A Bíblia diz em 2 Coríntios 7:10 “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar.”
8-Como se sente Jesus quando me arrependo?
A Bíblia diz em Lucas 15:7 “Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.”
Pastor Francisco Antonio
Maranata!!! Ora vem Senhor Jesus !!!

Nenhum comentário: