...........................................

.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

EDIÇÃO 204 A Paixão e a Fé


A Paixão e a Fé
A fé apaixonada pode induzir a atitudes que produzem efeitos contrários

A fé apaixonada pode induzir a atitudes que produzem efeitos contrários. Muitas jovens usam o tipo de fé dizendo: ‘ele é tudo que eu pedi a Deus’. Como ela pode ter certeza disso se nem o conhece pessoalmente?
A paixão é um forte sentimento maligno que confunde com o amor.
A paixão desenfreada pode transformar-se em ódio mortal.
Por isso muitos perguntam: quem ama mata? Se você assiste a TV, conclui que sim… Mas não é exatamente o amor que mata, e, sim, a paixão.
O amor é paciente, benigno, não se orgulha nem se ensoberbece, muito menos se conduz inconvenientemente.
Além disso, jamais acaba. Mas a paixão engana. Faz pensar que é amor quando, na verdade, é o sentimento mais forte de cobiça. Ela só pensa nela mesma. A pessoa apaixonada não pensa no melhor para a outra pessoa, ao contrário, ela quer que ela seja dela, custe o que custar.
Enfim, a paixão é sentimento vulgar da alma e a fé consciente a ignora porque se fundamenta nos ensinos e Promessas de Deus. Ela contrapõe os princípios das religiões, cujos alicerces da fé estão postos nos sentimentos da tradição.
A alma religiosa exige “sentir” algo aquém da certeza absoluta. Enquanto a fé cobra de Deus exatamente aquilo que Ele prometeu que faria. O religioso tem apoiado a crença nos sentimentos da alma.
Já a verdadeira fé diz respeito apenas aos valores do raciocínio ou do espírito.
Ora, Deus é espírito. Sua comunicação com o ser humano está restrita somente ao espírito humano. Não à sua alma! Deus fala na consciência, no intelecto, na mente por meio da Sua Palavra. Por quê? Porque a resposta tem de vir da expressão do intelecto que pensa. Porque se Ele fala ao coração a resposta humana será na base da paixão, dos sentimento da alma. E não da razão! Ele não quer ser seguido e servido na base dos sentimentos fantasiosos do coração. Uma coisa é serví-Lo na base da paixão, da emoção… Outra é serví-Lo de forma consciente. Muitos que seguiam Jesus por uma gratidão (emoção da alma) não estão mais com Ele.
A resposta que Deus espera do ser humano deve ser tomada na sua consciência e não no coração. Isto é, no seu espírito e não na alma.
Quantas pessoas se casam apenas na base do sentimento do coração?
E dessas quantas se mantém fiéis até à morte? Por que isso?
-Porque os sentimentos do coração ou da alma não têm consistência. Ao mesmo tempo em que são capazes de fazer “juras de amor”, também são capazes de se agredirem mutuamente, odiar e até de se matarem.
O coração humano tem sido fonte de paixão e ódio. O mesmo casal que um dia esteve agarradinho e “feliz” diante do juiz para se casar, agora retorna para se descasar.
Os carinhos se transformaram em tapas; os beijos em agressões verbais… Como é que Deus poderia confiar nos sentimentos do coração humano?
Por isso o relacionamento com Ele só pode ser no nível racional. Como ponte no relacionamento da criatura com o Criador, a fé sobrenatural envolve muito além dos sentimentos vulgares do coração. Ela é consciente. Do espírito humano para o Espírito de Deus, da mente humana para a Mente do Senhor Jesus Cristo.
Mas somente os nascidos do Espírito têm a mente de Deus (I Coríntios 2.6).
Que Deus abençoe a todos

EDIÇÃO 203 Fidelidade e Submissão




Fidelidade e Submissão Ambos, marido e mulher, têm de estar com suas vidas nas mãos de Deus


“...Não me instes para que te deixe, e me obrigue a não seguir-te; porque aonde quer que fores, irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu, e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra cousa que não seja a morte me separar de ti” (Rute 1.16-17)

Isso é fidelidade. É o que Deus deseja que tenhamos dentro dos nossos corações, fazendo parte do nosso caráter. Meu amigo leitor, como é que se pode descobrir a pessoa fiel? Quando vemos sua fidelidade a Deus. A mulher é o símbolo da Igreja. O marido representa o Senhor Jesus e ambos formam um só corpo. Você mulher, que é dona-de-casa, entenderá bem essa comparação: num purê, cozinham-se primeiro as batatas. Assim é o namoro. Depois que o casal conhece bem o caráter um do outro, quando um passa o seu perfume para o outro, através do amor, da consideração, então partem para o casamento. É justamente como se amassássemos aquelas batatas, transformando-as num purê. É claro que se amassarmos sem acrescentar mais alguma coisa, o purê ficará sem gosto.

É por isso que o leite é importante e, na nossa comparação, o leite é o Espírito Santo, o qual faz a união. No purê, as batatas se ligam de tal forma que ficam irreconhecíveis. Assim é no casamento. Os dois se tornam um só corpo.

A Bíblia diz: “As mulheres sejam submissas a seus próprios maridos, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas a seus maridos” (Efésios 5.22).

Ora, a submissão da qual nos fala a Palavra de Deus não é aquela tipo “capacho”. Não signi- fica que o marido possa chegar lhe impondo tudo que deseja, todos os seus caprichos. Absoluta-mente não.

O marido não pode e não deve considerar sua esposa tal qual escrava; pelo contrário, ela é aquela doçura de pessoa, a qual faz parte do seu eu. Tudo que acontecer com ela, acontece com ele, porque são um só corpo. Ela é submissa no amor. O coração dela está sob o coração dele; ela é de Deus, tanto quanto ele.

Ambos, marido e mulher, têm de estar com suas vidas nas mãos de Deus. Ele aparece no púlpito, pregando, orando pelo povo. Ela está por detrás dele, dando-lhe apoio, força, estimu- lando sua fé, orando e jejuando por ele, o qual, por sua vez, tem a obrigação de amá-la, porque estará amando a si próprio.

Efésios 5.28-29 diz: “Assim também os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama a sua esposa, a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a sua própria carne, antes se alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja”.

É bem verdade que o homem normalmente gosta de amar muitas mulheres. Esse, entretanto, não é o homem de Deus, o qual é fiel à sua esposa, porque vê nela a Igreja, assim como ele representa Jesus.
Que Deus tenha misericordia de voce

Pr. Francisco


segunda-feira, 14 de setembro de 2009

EDIÇÃO 202 QUE FAÇO PARA SAIR DO FRACASSO


QUE FAÇO PARA SAIR DO FRACASSO
Ninguém vive uma vida interrupta de vitórias. Estamos todos sujeitos a vitórias como também a fracassos, derrotas, e perdas. É mais que evidente que as pessoas queiram somente ter vitórias.
Mas como lidar quando vem o fracasso? Como sair vitorioso após um fracasso?
4 Passos a tomar para começar de novo após um fracasso.
ASSUMIR SEU FRACASSO.
Se você cometeu um erro, admiti-lo! bem-vindo à raça humana. Não culpe outros ou mesmo Deus pelos teus infortúnios. Um vencedor nunca culpa outros e nunca busca desculpas.
A Palavra de Deus diz : “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”. Prov 28-13.
TIRAR OS BENEFÍCIOS DO FRACASSO.
O fracasso mostra-lhe que não funcionou como você gostaria. Thomas Edison disse: “Não lhe chamam um fracasso. Mas chama-lhe uma educação”.
Ele obriga-o a ser mais criativo. Você olha para outras alternativas.
O fracasso impede que você seja egoísta e arrogante ( porque se tudo o que você fizer for um sucesso, ninguém poderia conseguir viver com você ).
Permite você reavaliar o que é mais importante na vida. As vezes é preciso uma situação dolorosa para fazer mudar a nossa maneira de ser e pensar. ( Em Pr 20-30 Os vergões das feridas são a purificação dos maus, como também as pancadas que penetram até o mais íntimo do ventre. ).
PEÇA SABEDORIA PARA DEUS.

Existem muitas razões que por vezes inconscientemente levam a pessoa ao fracasso.
Exemplo: O medo do sucesso- o sucesso pode significar mais movimentações ou mais responsábilidades do que a pessoa quer levar.
Culpa- se você achar que não merece ter êxito, você pode definir-se a falhar.
“Se te falta sabedoria, peça a Deus que dá generosamente a todos”. (Tig 1-5).
ESQUEÇA O PASSADO E CONCENTRA-SE NO FUTURO.
O seu passado é passado. Você não pode alterá-lo.
…”Mas uma coisa faço, e é que esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim”. (filip 3-13)
Veja o PAulo disse nas suas dificuldades: Rm 8:37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou

Fp 4:13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

Fp 4:19 O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.

II Coríntios 8:9 Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.

Diz o Senhor Deus : Gênesis 12: 3 E ABENÇOAREI os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Seja fiel e obediente com o Senhor Deus... e Ele será contigo tenho certeza disso.

II Crônicas 15:2 "O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará".
Pr. Francisco

EDIÇÃO 201 A FÉ EMOCIONAL X A FÉ CONCIENTE


A Fé Emotiva obedece Cegamente a Voz do Coração ...
A Fé Consciente É uma Questão de Obediência a Palavra de Deus
A Fé Emotiva Segue os Impulsos dos Sentimentos

A Fé Consciente Exige A Renuncia dos Impulsos do Coração
A Fé Emotiva Torna a Pessoa Fraca débil e Impotente
A Fé Consciente Remove Montanhas Traz Existência as Coisas Que Não Existem
A Fé Emotiva Se Alimenta de Fantasias, Ilusões e Entusiasmo.
A Fé Consciente Faz Nascer o Sonho Realizado em Fim ; Torna o Impossível o Possível

A Fé consciente... a fé racional faz com que a palavra de Deus passe a funcionar na nossa vida... Que as promessas do Senhor se cumpra . .. amém
Tudo que Deus quer é cumprir a sua Palavra as suas promessas em nós...
A vontade de Deus é que todos que se encontram perdidos sejam achados e os que estão caídos sejam levantados pelo poder de Deus
Entendemos que o desejo de Deus é salvar, levantar, prosperar e abençoar, a fim de que seu povo tenha vida com qualidade. Entretanto, essa vida de qualidade não pode ser dada por Ele , sem que haja da nossa parte uma manifestação de fé, em obediência e fidelidade pois essa é a única forma de tomarmos posse das bênçãos do Senhor. E do plano da SALVAÇÃO.
Os altos e baixos de nossas vidas são uma das principais lutas que temos com o nosso relacionamento.
Em vez de andarmos numa montanha russa emocional, precisamos de tornar-se estáveis, sólidos, firmes, perseverantes e determinados. Evidentemente nenhum de nós jamais estará totalmente livre das emoções, mas temos que aprender a gerir e controlar, e não deixá-las contra nós.
Acredito que não se vive a verdadeira vida, quando somos controlados por sentimentos. Os sentimentos mudam de dia para dia, hora a hora, momento a momento. Eles não só mudam mas também mentem. Por exemplo: “Você pode estar com um grupo de pessoas e depois sentir que todos estão falando de você, mas isso nem sempre é verdade. Ou você pode sentir que não é compreendida pelos amigos, ou que outras pessoas são melhores que você; mais isso não significa que seja verdade.”
Se queremos ser maduros, e ter estabilidade em tudo que fizermos, temos de ser determinado e não andar de acordo o que pensamos ou sentimos.
Como saber se eu não ando de acordo com os meus sentimentos e emoções?
Creio que a resposta é encontrada na paciência. As emoções exortam- nos para pressa, por exemplo: O jovem que conhece alguém na igreja e diz -”é ela que Deus mandou, com ela serei feliz, tenho que casar com ela.” Ou quantas foram as vezes que ouvi pessoas dizendo: “Esta é a porta (igreja) que Deus abriu para mim, daqui nunca sairei, e passa um mês e a pessoa já não vai à igreja.”
Temos que tomar dicisões com base naquilo que sabemos (fé) e não sobre aquilo que sentimos.
Concluindo; quando tiver que tomar qualquer decisão difícil use o seu intelecto, a sua mente e não as emoções. As emoções não devem ser autorizadas a ter primazia sobre a sabedoria e conhecimento( fé). Lembre controla as suas emoções antes que elas se virem contra você.
Romanos 8:37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou
PR.FRANCISCO